Distrito Federal recebe 14ª edição do projeto Conexões Ibram em novembro

Veja abaixo a programação do 14º encontro do projeto Conexões Ibram:

Distrito Federal (DF)
Data: 5 a 7 de novembro
Local: Museu Nacional (5 e 6 de Novembro) e Biblioteca Nacional de Brasília (dia 7 de Novembro) – Conjunto Cultural da República – Brasília
Inscrições: De 22 de outubro a 2 de novembro pelo e-mail: conexoesdf@gmail.com.
Informações: (61) 3325.6157 / 3325.6269

5 de novembro
Manhã
9h – Abertura e Assinatura do Termo de Cooperação Técnica
10h30 – Intervalo
11h – Sistemas e Redes de Informação – IMuseus
12h30 – Almoço

Tarde
14h – Plano Nacional Setorial de Museus
15h30 – Intervalo
16h – Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão
18h – Encerramento

6 de novembro
Manhã
9h – Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro
10h30 – Intervalo
11h – Pontos de Memória
12h30 – Almoço

Tarde
14h – Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
15h30 – Intervalo
16h – Legado Cultural para o setor museal – megaeventos esportivos
18h – Encerramento

7 de novembro
Manhã
9h – Reuniões dos Grupos de Trabalho (abertas)
GT 1: Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro
GT 2: Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão
GT 3: Pontos de Memória
11h – Apresentação das propostas dos GTs.
12h – Almoço

Tarde
14h – Reunião do Grupo de Trabalho (fechada)
GT 4: Legado Cultural
17h – Apresentação das propostas do GT
18h – Encerramento

Conexões Ibram alcança 1 mil participantes após passar por 13 estados

Com a passagem pelo Rio de Janeiro (RJ), em setembro, o projeto Conexões Ibram chegou à marca de mil participantes. Iniciado em março de 2012, o projeto já passou por 13 estados, conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais, e comemora seus primeiros resultados.

Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, são temas discutidos com os representantes do setor museal dos estados e com seus cidadãos. Cada estado tem a oportunidade de ajustar o evento de acordo com suas necessidades.

Resultados
Um bom exemplo de avanço no setor resultante das discussões provocadas pelo Conexões Ibram pode ser encontrado no Rio Grande do Norte (RN), segundo estado a receber o projeto, entre os dias 18 e 20 de abril. Desde o encontro, a articulação entre as iniciativas de museologia social do estado tem se fortalecido. Em julho, foi realizado o primeiro encontro da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN.

Também no Rio Grande do Norte, foi criada a Comissão de Seleção de Pré-Projetos do Programa Legado Cultural, que se reuniu em setembro para avaliar projetos na área de museus. Os projetos priorizados comporão a carteira de projetos do setor museal de Natal, que orientará os governos federal e estadual, de forma articulada, a promoverem ações visando a capatação de recursos para fazer frente à estratégia de investimento voltada para o setor museal.

“O projeto foi vital para o setor museológico potiguar, que se encontrava árido. Agora, 60% dos municípios encontram-se compromissados com essa nova dinâmica no setor por meio de políticas públicas”, explica o coordenador da área de museus da Secretaria de Estado de Cultura do RN, Hélio de Oliveira.

No Espírito Santo (ES), que recebeu o projeto nos dias 26 e 27 de abril, a tônica tem sido a preservação do patrimônio cultural em risco. Como desdobramento foi realizado no dia 26 de setembro, pela Secretaria de Cultura local com o apoio do Ibram, o Seminário Patrimônio Cultural e Riscos. Até o final do ano, serão realizadas outras seis edições do seminário em diferentes municípios capixabas.

No Rio de Janeiro (RJ), último estado a receber o projeto entre os dias 26 e 28 de setembro, o Estatuto de Museus foi um dos temas de maior repercussão. O estabelecimento de uma agenda de trabalho com o Ibram relacionada ao tema se dará a partir da sanção de decreto que prevê suplementação do estado.

A próxima edição do projeto Conexões Ibram acontece em Brasília (DF), de 7 a 9 de novembro.

Texto: Ascom/Ibram