Edição carioca do Conexões Ibram é aberta no Centro do Rio

Teve início na manhã desta quarta-feira (26), no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a 12ª edição do projeto Conexões Ibram.

Gestores e profissionais da área de museus das esferas municipal, estadual e federal, além de público interessado em geral, participaram da primeira etapa do evento, marcada pela assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Governo do Rio de Janeiro para a realização de ações conjuntas na área museal fluminense.

Na abertura, a superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Mariana Várzea, destacou a importância de receber o Conexões Ibram num momento de grande mobilização do setor de museus local em uma série de eventos, a exemplo da 6ª Primavera de Museus e do V Encontro de Museus de Cultura Militar.

A superintendente ressaltou também três importantes convênios firmados entre a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e o Ibram, que têm como objetivos a restauração do Museu Antônio Parreira, em Niterói, a revitalização do acervo da Marquesa de Santos para compor o futuro Museu da Moda e a recuperação de parte do acervo dos museus, que servirá como referência para manuais técnicos, auxiliando futuras pesquisas e estudos.

Presente à mesa de abertura, que contou ainda com representantes do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros e da representação regional do MinC no Rio de Janeiro, o presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., lembrou que o setor de museus é uma das áreas-chave a ser consolidadas no Rio de Janeiro com a proximidade da série de eventos de grande porte que o estado receberá nos próximos anos.

“Nos orgulha muito estar aqui e poder construir ações de forma compartilhada. O Conexões Ibram representa apenas o início do trabalho”, disse Nascimento. “Nossa expectativa é de este seja um pacto de ação comum e que o Rio de Janeiro, que possui grande adensamento de museus e de pensamento museológico, aproveite esta oportunidade para delinear políticas qualificadas para este setor”.

O Conexões Ibram Rio de Janeiro prossegue até a próxima sexta-feira (28), das 9h às 18h, no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (Praça da República, 45 – Centro – Rio de Janeiro–RJ). Informações: (21) 2333-1395 e 2333-1354 ou sistemademuseus.rj@gmail.com Confira a programação completa aqui.

(Fotos: Caru Ribeiro | SEC-RJ)