Conexões Ibram reúne profissionais e gestores da área de museus em Brasília

Depois de passar por outros 13 estados, mais uma edição do Projeto Conexões Ibram reuniu profissionais e gestores da área de museus do Distrito Federal (DF), nesta segunda-feira (5), no Complexo Cultural da República, em Brasília.

Com atividades programadas também para os dias 6 e 7 de novembro, o evento teve início com a assinatura de termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Na ocasião, o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira (direita), declarou que o momento era de reconstrução dos sistemas culturais do DF e que as iniciativas de outros estados e o diálogo com as diferentes instâncias da cultura no país contribuirão para proporcionar a avaliação, a reflexão e a formulação de políticas públicas.

Ele destacou a publicação do decreto que dispõe sobre a criação do Sistema de Museus do Distrito Federal (SIM-DF), que permitirá além da captação de recursos, a implementação de várias ações voltadas para a melhoria dos museus do Distrito Federal.

O presidente do Ibram, José Nascimento Jr. (esquerda), ressaltou que a criação do sistema de museus no DF facilitará a interlocução do setor e explicou que a proposta do Conexões Ibram é a construção de um pacto federativo no campo da cultura, voltado para área de museus, para a criação conjunta de uma agenda de trabalho e de políticas comuns.

“A intenção é estreitar os canais para que possamos consolidar as políticas públicas de uma forma pactuada e dialogada com todos os entes da federação, todos os profissionais e todas as instituições museológicas”, concluiu.

Após a assinatura, o evento prosseguiu com as exposições temáticas: Sistemas e Redes de Informação – Programa iMuseus, Plano Nacional Setorial de Museus e Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão. Confira a programação e acompanhe o projeto.

Texto e foto: Ascom/Ibram