Conexões Ibram é aberto em Sergipe

Com apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), foi aberta na manhã desta terça-feira (27), em Aracaju (SE), a edição sergipana do projeto Conexões Ibram.

A abertura do evento, que acontece no premiado Museu da Gente Sergipana, foi marcada pela assinatura de Termo de Cooperação entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), representado pela presidente-substituta Cássia Ribeiro, e pela Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult/SE), que tem à frente a secretária Eloísa Galdino.

O acordo tem como objetivo a combinação e integração de competências e recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal sergipano.

Entre as ações previstas está a criação de uma rede de informações museais voltada para a formulação de políticas públicas para o setor museal e a implantação de marcos legais do setor museal em Sergipe, assim como do Plano Nacional Setorial de Museus.

A parceria inclui ainda o desenvolvimento de políticas de fomento e financiamento, ações de incentivo à museologia social e a criação de um programa de proteção ao patrimônio musealizado em risco, ações para as quais o Ibram vai prestar apoio técnico à Secult/SE.

“A Política Nacional de Museus trouxe uma nova forma de tratar a política cultural voltada para o setor de museus, e nossa expectativa é que o Conexões Ibram aprofunde esta política em Sergipe, onde ela já vinha sendo seguida”, disse durante a cerimônia a secretária de Cultura de Sergipe.

Eloísa Galdino chamou atenção para o fato de o evento ser realizado no Museu da Gente Sergipana, que considera um marco no setor museal sergipano por aliar a identidade cultural local ao uso de tecnologias digitais.

A secretária disse esperar que a parceria com o Ibram se reflita em ações voltadas para a restauração, a capacitação de profissionais do setor e o tratamento diferenciado das unidades museológicas do estado.

(Fotos: Denisson Alves – ASCOM/Secult)