Pontos de Memória e Fomento a Museus em pauta no segundo dia do Conexões Ibram Sergipe

“Existem com certeza milhares de pontos de memória em Sergipe. Eles apenas não sabem disso ainda”. A fala do museólogo Valdemar Assis, do Departamento de Processos Museais do Ibram (DPMUS), abriu o segundo e último dia do projeto Conexões Ibram em Sergipe.

O direito à memória esteve no centro da apresentação, que mostrou ao público presente ao auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (SE), os princípios, método e instrumentos oferecidos pelo programa Pontos de Memória, voltado para a reconstrução e fortalecimento da memória de grupos e comunidades.

Durante a exposição, foram apresentadas experiências de pontos de memória – atualmente já são 163 pontos no Brasil e 15 no exterior. Foram expostas ainda as etapas necessárias à criação de um ponto de memória.  Valdemar Assis lembrou que o primeiro passo é mapear potenciais grupos e comunidades.

“A gente sabe que Sergipe tem inúmeras expressões ligadas ao mar, às culturas indígenas, à matriz afro-brasileira e outras, que merecem ter assegurado seu direito à memória e possuir seus espaços de memória”, disse o representante do Ibram.

O museólogo sublinhou que a proposta do programa é trabalhar com estes grupos a memória de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação e dignidade social, fortalecendo as tradições locais, a identidade e os laços de pertencimento, além da valorização do potencial local, a impulsão do turismo e da economia local, o desenvolvimento sustentável, a melhoria da localidade de vida e a inclusão. Lembrou que a gestão dos pontos é comunitária e os governos e prefeituras são parceiros estratégicos no mapeamento, acompanhamento e oferta de logística e infraestrutura.

Na sequência, os profissionais de museus, gestores, estudantes de Museologia e militantes do campo museal presentes ao evento acompanharam a apresentação da museóloga Rafaela Almeida, do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus (DDFEM) do Ibram, sobre o tema “Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus”. A fala apresentou os instrumentos econômicos oferecidos pelo Ibram para o incremento e sustentabilidade do setor museal brasileiro, destacando os diversos editais do Programa Ibram de Fomento 2012.

Como parte das oportunidades que integram o programa, foi lançado no último dia 19 o Prêmio Pontos de Memória 2012, que vai premiar 60 iniciativas, sendo 50 no Brasil (prêmio de R$ 30 mil cada) e 10 no exterior (com prêmios de R$ 50 mil). Saiba mais aqui.