Palestras sobre temas relevantes para a área de museus da Paraíba

Após a abertura do Conexões Ibram na Paraíba, hoje pela manhã em Campina Grande, começaram uma série de palestras em torno de temas relevantes para o setor museal – contando com ativa participação dos paraibanos.

O Programa iMuseus consiste em disponibilizar informações sobre os museus e para os museus. A apresentação, realizada por Karla Uzeda – coordenadora do Cadastro Nacional de Museus (CNM) -  teve como foco a apresentação de informações sobre as instituições museológicas brasileiras a partir da publicação Museus em Números.

“Temos que criar instrumentos que nos permitam aprofundar as políticas públicas e conhecer melhor o setor”, disse Karla Uzeda. ”O Cadastro Nacional de Museus se propõe a conhecer e mapear a diversidade museal brasileira, tendo em vista o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM)”, completou.

Com 63 museus mapeados em 2010, atualmente já são 67, o estado tem em média um museu para cerca de 57,8 mil habitantes – uma das maiores médias do nordeste. Saiba sobre os museus paraibanos no Informativo Temático sobre o estado.

À tarde, Janete Conceição, analista do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus (DDFEM) do Ibram, esclareceu pontos importantes sobre o plano, desde sua elaboração até o papel essencial dos estados para a sua implantação.

O primeiro dia do Conexões Ibram Paraíba encerrou-se com o tema Estatuto de Museus. Ana Maltez (foto acima), assistente do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Ibram, colocou em pauta os museus como intrumento de promoção da cidadania, função de valorização da diversidade e inclusãp social, citando ainda detalhes do decreto de regulamentação do estatuto, já enviado à Casa Civil da Presidência da República. Conheça a programação dos próximos dois dias do evento na Paraíba.

Texto e foto: Ascom-Ibram