O sitio arqueológico de Pilões, cidade de 7 mil habitantes no brejo paraibano (117 km de João Pessoa), foi descoberto em 2009, quando foram encontradas 57 estruturas funerárias indígenas, cuja datação mais precisa indica terem cerca de 400 anos.

Essas urnas, após processo de reconstituição realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), serão o cerne do futuro Museu de Arqueologia de Pilões  – apresentado ontem (6) durante o projeto Conexões Ibram em Campina Grande (PB).

O projeto conta com a realização do Instituto do Patrimônio HIstórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan PB),  apoio do Instituto Brasileiro de Museus, patrocínio da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) e Grupo Energisa.

“Os Aratu são um viés da família tupi-guarani. Enterravam os entes e depois os desenterravam: não se sabe o que era feito com os ossos”, explicou Alvaro Moreira (esq.), técnico da Chesf que acompanha o projeto, sobre a origem das urnas encontradas.

Envolvimento local
O museu vai ocupar o antigo mercado municipal da cidade de Pilões. “O objetivo é qualificar a área. O projeto respeita a estrutura do prédio, a acessibilidade e o entorno”, diz Atila Tolentino (ao microfone), funcionário do Iphan PB à frente do projeto.

O trabalho de educação patrimonial junto à comunidade, afim de envolver a cidade no projeto, levou ao Conexões Ibram várias cidadãos de Pilões que acompanharam a apresentação e deram depoimentos sobre a importância do museu para a cidade.

Ainda deve haver licitação por parte da Chesf para a execucação do projeto arquitetônico, de exposição e luminotécnico. O recurso está garantido por meio de Termo de Compromisso firmado entre Chesf e Iphan PB.

O projeto Conexões Ibram encerrou-se hoje (7) no Museu de Assis Chateubriand (MAC-UEPB), com a realização de Grupo de Trabalho em torno da criação do sistema estadual de museus paraibanos. Minuta de documento será entregue ao governo estadual nos próximos dias.

Texto e foto: Ascom-Ibram

2 ideias sobre “Projeto de museu local de arqueologia movimentou Conexões Ibram em Campina Grande

1. Como esta este projeto, vai sair do papel mesmo? Queria mais informações sobre o projeto!

• Para mais informações sobre o projeto, você pode contatar a representação do Iphan na Paraíba.