Copa 2014: reunião prévia ao Conexões Ibram discute infraestrutura de museus no MT

Como ação prévia ao projeto Conexões Ibram em Mato Grosso, que acontece nos dias 19 e 20 deste mês, a diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus do Instituto Brasileiro de Museu (DDFEM/Ibram), Eneida Braga Rocha, reuniu-se ontem (4), em Cuiabá, com a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, representantes da Secretaria-Extraordinária da Copa (Secopa), o secretário de Turismo de Cuiabá, Marcus Fabricio, além de técnicos, para discutir a situação dos museus para a Copa do Mundo de 2014.

O objetivo de melhorar a infraestrutura para os turistas que estarão na cidade durante o campeonato mundial. “Queremos firmar um compromisso em conjunto entre o Ministério da Cultura e cada estado.  Isso não pode ficar apenas no Conexões Ibram, tem que ser ao longo de toda a gestão. A Copa do Mundo é muito mais que futebol, ela traz um legal cultural que Mato Grosso tem que aproveitar”, disse Eneida Braga.

Durante a reunião foram apresentados os museus do estado e, de acordo com a realidade local, serão traçados planos de trabalho e investimentos. A captação de investidores particulares também esteve em discussão.

Uma agenda de trabalho será criada para o megaevento esportivo com projetos de melhoria na infraestrutura dos museus e conservação dos acervos. “Os turistas não vêm só para ver ‘bola na rede’. Eles querem entender a cultura do estado”, completou a diretora.Veja a programação completa do Conexões Ibram em Mato Grosso.

Texto: Secom/MT
Edição: Ascom/Ibram