Bahia será o primeiro estado a receber o projeto Conexões Ibram

Entre os dias 21 e 23 de março, a Bahia sediará o primeiro evento do projeto Conexões Ibram, que será promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MInC) em parceria com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado.

A ação acontece no Museu de Arte da Bahia (21 e 22 de março) e no Palácio da Aclamação (23 de março) e tem como objetivo construir uma agenda comum de trabalho e conectar as políticas do Ibram com as necessidades dos museus baianos.

O evento contará com a presença do presidente do instituto, José do Nascimento Junior, e do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, que assinarão um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o fortalecimento, difusão, fomento e o incentivo do setor museológico na Bahia, a exemplo do lançamento de editais.

O Projeto Legado Cultural para o setor museal – megaeventos esportivos, que visa consolidar a temática dos museus na agenda de investimentos do país para a realização da Copa de 2014, é um dos destaques da pauta do evento. Os participantes também terão a oportunidade de discutir temas estruturantes para o setor museal como estratégias de fomento e financiamento, estatuto de museus, patrimônio em risco, pontos de memória e construção de rede de informações museais.

Interessados devem acessar o blogue da Dimus, preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail sistema.dimus@gmail.com até 19 de março. Estão sendo oferecidas 150 vagas. A programação completa está aqui.