Conexões Ibram é lançado na Bahia

Albino Rubim (em pé) e Nascimento Jr. assinam Termo de Cooperação

O Museu de Arte da Bahia sediou, nesta quarta-feira, 21, o lançamento do Projeto Conexões Ibram. Na solenidade de abertura, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior, e o Secretário de Cultura da Bahia, Antonio Albino Canelas Rubim, assinaram Termo de Cooperação que tem como objeto a integração de competências e de recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal na Bahia.

A mesa de abertura contou ainda com as presenças do Coordenador de Promoção e Eventos da Secretaria Estadual de Assuntos para a Copa do Mundo (Secopa), Márcio Lima; do Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo (Setur) da Bahia, João Carlos Oliveira; da Chefe de Gabinete do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Lícia Maria França Cardoso, representando o diretor geral do Instituto; da Diretora de Museus do IPAC,  Maria Célia Teixeira de Moura Santos, e da Diretora do Museu de Arte da Bahia, Sylvia Athayde.

Maria Célia Teixeira Moura Santos enfatizou a importância da iniciativa do Ibram ao levar a discussão de suas políticas públicas para os estados: “a partir desse momento, começa a mudar a cara da museologia brasileira”.

Um grande público compareceu ao Museu de Arte da Bahia

Márcio Lima, da Secopa, e João Carlos Oliveira, da Setur, ressaltaram que turismo e cultura devem andar juntos e que a Copa do Mundo de 2014 no Brasil só tem a contribuir para impulsionar políticas públicas voltadas para a preservação dos espaços de cultura no país.

Há estatísticas, de acordo com o Presidente do Ibram, de que cada turista que vai assistir aos jogos de uma copa leva consigo outros dois que não vão aos jogos. Por isso, ”as ações de fortalecimento e preservação dos museus têm tanta importância nesse momento e devem deixar um legado cultural para o Brasil”.

A cerimônia terminou com a fala  de Albino Rubim, que lembrou que mais importante do que as discussões feitas ao longo do evento serão os compromissos de trabalho por ele produzidos.

O evento Conexões Ibram na Bahia segue até o dia 23 (sexta-feira). Até lá serão realizados diversos paínéis com temas vinculados à área museológica, além de reuniões com grupos de trabalho para a construção de agenda em comum.

Fotos: Lazaro Menezes/IPAC