Mais recursos para museus e formação para profissionais da área dão o tom no RN

Os editais do Ibram/MinC, assim como os novos instrumentos de financiamento e fomento estaduais, foram destacados durante a segunda palestra de ontem (18) no projeto Conexões Ibram em Natal (RN).

A secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, falou sobre a Lei Câmara Cascudo, que prevê descontos no ICMS para pequenas e médias empresas que financiarem projetos artísticos; o Fundo Estadual de Cultura, que destina agora 5% a projetos ligados a museus; e os editais da Fundação José Augusto (FJN).

Durante o evento, foi anunciado que o cronograma de editais Ibram/MinC para 2012 deve ser apresentado durante a 10ª Semana de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio. Ao contrário de 2011, os prêmios e editais serão lançados ao longo do ano.

Também foi confirmado que o edital Mais Museus contemplará qualquer município que não possua museu. Para concorrer ao edital, até o ano passado, havia a exigência de que a cidade sem unidade museológica tivesse até 50 mil habitantes.

Para encerrar o primeiro dia de palestras no RN foi apresentado o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), resultado de discussões democráticas com o setor. Durante o debate foi levantada a importância de mais instrumentos de qualificação para os profissionais de museus, inclusive formação acadêmica, afim de facilitar a mobilização e o desenvolvimento do trabalho.

Como resposta, a diretora do Museu Câmara Cascudo, Sônia Othon, deu uma boa notícia aos participantes: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está discutindo a criação de um curso de Museologia no âmbito de seu Departamento de Antropologia.

2 ideias sobre “Mais recursos para museus e formação para profissionais da área dão o tom no RN

1. Participei do evento Conexões e fiquei muito feliz com a atuação dos técnicos e profissionais do IBRAM, pela competência e seriedade no trabalho realizado. O encontro concretizou um grande desejo de atuar de maneira segura na minha cidade.
    Forte abraço,

jane

• Conexões no RN foi um sucesso, parabéns ao Museólogo Hélio Oliveira, seu nome é competência mesmo, e o seu amor pelos museus é notório e reconhecido.