Ibram e Governo do RN assinam Acordo de Cooperação Técnica no último dia de encontro

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e a presidente substituta do Ibram, Eneida Braga (foto), assinaram na manhã desta sexta-feira (20), Acordo de Cooperação Técnica que transformará em ações as discussões realizadas durante o encontro Conexões Ibram – realizado no Teatro da Cultura Popular Chico Daniel, em Natal desde o dia 18.

Na ocasião, a governadora também assinou as autorizações para o início das obras de restauração da Fortaleza dos Reis Magos e do sobradinho do Museu Café Filho, ambos na capital potiguar.

Durante o os três dias de encontro foram destacadas as potencialidades dos museus do Estado para compor roteiros de interesse para turistas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

O diretor de Museus do RN, Hélio de Oliveira, apresentou levantamento demonstrando que de 167 municípios, 103 deles estão em um raio de 50 km – distância considerada adequada pelo Ministério do Turismo para definir roteiros turísticos para o mundial de futebol. Desses 103 municípios, 40 têm grande potencial turístico.

Ações conjuntas
Hoje, último dia do encontro, os participantes estão reunidos em cinco Grupos de Trabalho (GTs) para elaborar propostas de agenda para as ações conjuntas que serão desenvolvidas em parceria entre o Ibram e o governo estadual.

Durante os debates da tarde de ontem (19), os participantes pediram maior articulação entre os setores de turismo e cultura. A importância da cultura para o turismo foi citada nas palestras: “A cultura agrega valor ao turismo. Mesmo quem visita um local pela praia e pelo sol, vai para aquele local por sua cultura”, destacou a chefe de divisão da Coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Ibram, Patrícia Albernaz.

Ela apresentou o projeto Legado Cultural do Ibram, que tem como objetivo pactuar uma agenda de investimentos para o setor museal com foco nas cidades-sede da Copa de 2014.

Foto: Taís Valente