No Ceará, Conexões Ibram começa com assinatura de Acordo de Cooperação Técnica

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Instituto Brasileiro de Museus(Ibram/MinC) unem esforços por meio de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica. O ato de assinatura fez parte da solenidade de abertura do projeto Conexões Ibram ontem (23), no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza.

O objetivo da cooperação é integrar recursos e desenvolver ações conjuntas para fortalecer, difundir, fomentar e incentivar o setor de museus no Ceará. Em consonância com a Política Nacional de Museus, o Acordo de Cooperação Técnica surge em uma conjuntura de fortalecimento dos instrumentos e mecanismos de gestão na seara museologica.

“A assinatura do Acordo representa um avanço no planejamento das políticas de museus que está sendo construída de forma compartilhada entre governos e sociedade civil”, disse Maninha Morais, secretária adjunta da Secult Ceará.

José do Nascimento Júnior, presidente do Ibram/MinC, afirma que a mobilização e articulação de todos é muito importante no debate dos eixos estruturantes da política dos museus e que o nordeste imediatamente entendeu o sentido do projeto, mobilizando-se e pondo em marcha essa construção.

Estiveram presentes no ato da assinatura, além de Maninha Morais e José do Nascimento Júnior, Cristina Holanda, gerente do Sistema Estadual de Museus e diretora do Museu do Ceará,  e Isabel Cristina Fernandes, presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Fonte: Ascom Secult Ceará
Edição: Ascom/Ibram