Legado cultural da Copa: proposta é revitalizar museus no Ceará

Três Grupos de Trabalho (GTs), formados a partir dos temas apresentados durante o Conexões Ibram em Fortaleza (CE), realizaram reuniões ontem (25), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Os participantes discutiram propostas de ações e definiram um cronograma inicial de atividades.

A partir da apresentação, na terça-feira (24), da coordenadora de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Ibram, Ena Elvira Colnago (foto), o grupo decidiu priorizar a destinação de recursos não para a criação de novos museus, mas para a revitalização dos equipamentos culturais já existentes.

Fortaleza será uma das cidades brasileiras que sediará jogos durante a Copa do Mundo de Futebol 2014 e o Ibram/MinC está pactuando com os estados uma agenda de investimentos para o setor museal com foco no legado cultural desse megaevento esportivo.

“Os turistas que vêm ao Brasil não escolhem o país à toa. Eles possuem expectativa do que devem encontrar aqui”, destacou Ena Colnago durante sua exposição. “Temos que estar preparados para recebê-los bem”, completou ela, lembrando que o Brasil espera receber 600 mil turistas estrangeiros e que a impressão deles será transmitida a outros turistas em potencial.

Os outros dois grupos de trabalho que tiveram reuniões nesta quarta-feira foram sobre Pontos de Memória e a Gestão de Riscos ao Patrimônio Museológico.

Foto: Marina Cavalcante