“Ainda há muito a ser feito”, diz secretário de Cultura do ES na abertura do Conexões Ibram

O quarto evento do projeto Conexões Ibram começou ontem (26), na capital do Espírito Santo (ES), Vitória.

A assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o Estado e o Governo Federal abriu o encontro no Palácio Anchieta. Eneida Braga, presidente substituta do Ibram/MinC, assinou o documento com José Paulo Viçosi, Secretário estadual de Cultura (foto). O acordo tem como objetivo integrar recursos da área e estimular o desenvolvimento de ações conjuntas no setor museal no ES.

Eneida Braga ressaltou que esta ação é inédita do Governo Federal e busca parcerias para desenvolver políticas públicas especificas para o setor museal. Paulo Viçosi enfatizou que ainda há muito a ser feito, mas que a demanda dos cidadãos precisa ser atendida. “ Apesar de ser um Estado pequeno, existe um grande potencial para dar ao povo capixaba seu direito à memória”, declarou.

A Deputada Luzia Toledo, que é presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa, destacou a importância de ser realizar conexões culturais no Brasil e lembrou ainda que o evento ocorre no Palácio Anchieta, que é uma “marca da determinação da política cultural capixaba”. Recentemente restaurado, o prédio abriga um museu e diversas salas de exposições.

Também estiveram presentes os subsecretários de estado de Cultura, Erlon Paschoal, e de Patrimônio Cultural, Joelma Consuêlo Fonseca e Silva.

Na programação do dia 26, as palestras e debates tiveram temas variados, como Estatuto de Museus e Patrimônio Cultural em Risco.

Texto e foto: Ascom/Ibram