Políticas públicas e proteção ao patrimônio de museus movimentaram Conexões Ibram no ES

No primeiro dia do Conexões Ibram em Vitória (ES), o tema Estatísticas e Números foi abordado com a apresentação de parte dos dados compilados pelo Ibram/MinC na publicação Museus em Números. O trabalho faz parte do projeto iMuseus – construção de rede de informações do setor museal.

A legislação e políticas públicas para a área Museus, por sua vez, foi tratada nas discussões do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e do Estatuto de Museus. Em ambas, houve grande participação do público – formado por representantes de museus, acervos, bibliotecas e instituições de ensino.

A palestra em torno da proteção ao patrimônio musealizado em risco fechou o dia de ontem (26). Riscos, plano de gestão, segurança e planejamento foram alguns dos assuntos abordados. Para Cícero Almeida (foto), coordenador de Patrimônio Museólogico do Ibram, a maioria das instituições não denucia roubos e furtos de acervo por receio de mostrar fragilidade na administração. “Mas como disse Machado de Assis: a ocasião faz o furto, e é essencial haver um planejamento de segurança nos museus”, comparou.

O instituto sugere ainda a criação de uma base de dados de voluntários para salvamento de obras museais em situações de emergência e a importância de todos os museus cadastrarem suas obras desaparecidas na base de dados nacional criada pelo Ibram já disponível no site da instituição.

O evento Conexões segue hoje (27) com palestras sobre o programa Pontos de Memória e de Estratégias de fomento e Financiamento para Museus. Haverá ainda reunião de Grupos de Trabalho (GTs) sobre os temas abordados nos dois dias do encontro.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Joaquim Oliveira

Uma ideia sobre “Políticas públicas e proteção ao patrimônio de museus movimentaram Conexões Ibram no ES

  1. O Conexões Ibram – Espírito Santo motivou a retomada do grupo virtual Museologia-ES, a influência positiva do grupo de analistas do instituto foi um grande incentivo para que discussões mais objetivas aconteçam. Vamos trocando figurinhas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>