Conexões Ibram chega a Maceió no recém-reformado MISA

O recém-reformado Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), em Maceió, recebeu hoje (24) a equipe Conexões Ibram para o sexto encontro do projeto. Saiba mais.

A Orquestra Sinfônica do Centro de Belas Artes de Alagoas abriu o evento com o grupo de cordas regido pelo maestro Técio Smith.

Em seguida, a presidente substituta do Ibram Eneida Braga (foto) assinou Acordo de Cooperação Técnica, representando o Governo Federal, firmado com o estado de Alagoas, representado pelo Secretário de Cultura do estado, Osvaldo Viégas.

“Ainda temos muitos desafios, mas a cooperação vai possibilitar melhores ações para a preservação da memória, com o intuito de dar sustentabilidade para o setor e que alcance as gerações futuras”, afirmou Viégas.

Eneida Braga abriu o ciclo de palestras com o tema Construindo uma política pública de estado para a área museológica: legislação, sistemas e o Ibram. À tarde, o encontro começou com a palestra de Osvaldo Viégas sobre as políticas estaduais de Cultura.

O secretário apresentou um panorama do setor em Alagoas e destacou: “Existe a necessidade de uma visão de conjunto e a busca contínua de parcerias, além da democratização de recursos públicos de apoio e fomento”, resumiu.

Luiz Renato Costa, técnico do Ibram, falou em seguida sobre o Plano Nacional de Museus (PNSM), explicando a estrutura, as diretrizes e o processo para a sua implantação. Ele falou, ainda, sobre o Estatuto de museus – marco regulatório para o setor e que deverá ser adotado por todos os museus até 2014.

Foto: Paulo Rios /Governo de Alagoas