Fomento a museus e programa Pontos de Memória encerram Conexões Ibram AL

No último dia do Conexões Ibram em Maceió (AL), a representante do Ibram, Nicole Reis, falou sobre o tema Pontos de Memória. Ela destacou a importância da iniciativa para reforçar o direito à cultura, inerente a todo ser humano, e lembrou que os novos editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012 deverão contemplar novos projetos de Pontos de Memória.

Em seguida, Rafaela Almeida, técnica do instituto, falou sobre o fomento e o financiamento para o setor museal, explicando as ações de financiamento que o Ibram disponibiliza.

Os trabalhos do Conexões Ibram em Alagoas foram encerrados com a inauguração do espaço Edécio Lopes (foto), criado em homenagem ao radialista e compositor que deixou um acervo de quase 10 mil peças entre livros, discos de vinil, CDs, fotografias, materiais radiofônicos e áudios de programas de rádio.

O acervo de Edécio Lopes foi entregue pela família do radialista para o Museu da Imagem e do Som de Alagoas em comodato por um período de 20 anos. “A família estava preocupada com a conservação e manutenção dos livros, vinis, e aparelhos eletrônicos de Edécio. Foi um ano e meio de preparo do equipamento e agora o público poderá visitar a coleção de quase 6 mil discos de vinil do radialista”, comentou Fernando Lôbo Netto, Diretor do Museu de Imagem e do Som de Alagoas.

O estado de Pernambuco é próximo a receber o projeto Conexões Ibram, a partir do dia 12 de junho.