Palestras e oficinas de formação marcam Conexões Ibram PE na próxima semana

Entre 12 e 15 de junho, o projeto Conexões Ibram chega a Pernambuco (PE) para pactuar políticas e apresentar instrumentos de gestão para a área de museus. O encontro tem lugar na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) – Praça do Derby – no Recife. Pernambuco será o sétimo estado brasileiro a integrar o circuito Conexões Ibram. Saiba mais sobre o projeto.

Na abertura, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr, e o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa, assinam Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de integrar recursos e estimular o desenvolvimento de ações conjuntas no setor museal em PE nos próximos cinco anos. O governo do estado também lança durante o evento o Sistema de Museus de Pernambuco.

Durante as tardes dos dias 12 e 13 serão oferecidas oficinas para profissionais e estudantes da área de museus do estado: Gestão e inovação de Equipamentos Culturais, Plano Museológico, Educação Patrimonial e Introdução à Documentação museológica. Veja a programação completa.

Ao longo do encontro, técnicos do Ibram apresentam diversas linhas da política pública para museus em andamento, como o Sistema de Redes de Informação Museal (iMuseus), o Plano Nacional Setorial de Museus e o Estatuto de Museus, o programa Pontos de Memória, Estratégias de Fomento e Financiamento, além do Legado Cultural para o setor museal por conta da Copa do Mundo 2014 – Recife é uma das cidades-sede.

O dia 15 de junho será dedicado ao Fórum Estadual de Museus de Pernambuco. Saiba mais no sítio web da Fundarpe.