Incentivo aos museus: Ibram deve lançar dez editais em 2012

Fomento e financiamento aos museus e a preparação do setor para a Copa do Mundo 2014 foram temas de discussão no último dia de palestras do projeto Conexões Ibram em Pernambuco.

Os principais mecanismos de financiamento e fomento para o setor museal, como a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e as emendas parlamentares, foram apresentados por Adna Teixeira, da equipe do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram/MinC.

“Temos que ser sagazes na preparação de projetos para concorrerem aos recursos disponíveis para os museus”, disse. Ela explicou que, no caso da Lei Rouanet, as propostas seguem um percurso até a captação e precisam dar alguma visibilidade aos patrocinadores. “O caminho é estreito, mas há saídas”, disse.

No caso dos recursos do FNC, fundo público para projetos, programas e ações culturais, Adna Teixeira apresentou o Programa de Fomento aos Museus Ibram que, em 2012, deve lançar 10 editais. Saiba mais.

Dentre eles, destacou o 5º Prêmio Darcy Ribeiro, cujas inscrições seguem até 31 de julho, e o 2º edital Criação e Fortalecimento de Redes e Sistemas de Museus que, a partir deste ano, passa a receber propostas de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos. As inscrições estão previstas para começar em dezembro.

Texto e foto: Ascom/Ibram
Última atualização: 18.6.2012

Uma ideia sobre “Incentivo aos museus: Ibram deve lançar dez editais em 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>