Indução ao turismo cultural no Conexões Ibram PE

Museus como “espaço de excelência da diversidade cultural brasileira”, capazes de traduzir um pouco das “identidades e histórias do país” foi um dos conceitos que norteou a apresentação do tema Legado Cultural: megaeventos esportivos no último dia do Conexões Ibram em Pernambuco. O tema foi escolhido porque Recife é uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

“Os museus podem ser vistos como canais de indução para o turismo cultural e ajudam a formar uma compreensão do Brasil”, disse Patrícia Albernaz, da coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Ibram/MinC.

As cidades-sede na Copa 2014 têm um total de 737 instituições museais – cerca de 23% do total de 3.112 museus mapeados no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus. Se ampliarmos o raio para museus nas regiões metropolitanas das capitais, o percentual ultrapassa 33%.

Segundo dados da Fundação do Patrimônio, Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe), Recife tem 60 museus mapeados no anel metropolitano. “Até dezembro, já teremos que cumprir a etapa de recebimento e avaliação de pré-projetos por parte destes museus para, a partir de 2013, dar início a execução dos projetos selecionados”, explicou Célio Pontes, diretor de Gestão de Equipamentos Culturais da Fundarpe.

Ainda ontem (14) aconteceram as palestras Estatuto de Museus e Gestão do Patrimônio Musealizado em Risco.

Última atualização: 18.6.2012