Abertura do projeto Conexões Ibram em Goiás tem assinatura de acordo

O Conexões Ibram em Goiás começou nesta quinta-feira (21) com a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), representado pela presidente substituta Eneida Braga, e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), representada pelo superintendente executivo, Décio Coutinho.

Na ocasião, Eneida Braga divulgou o tema da 6ª Primavera de Museus, que acontecerá em setembro de 2012. A Função social dos museus vem ao encontro das discussões atuais, especialmente nos países Ibero-americanos, sobre a importância da museologia social. Mais detalhes devem ser divulgados a partir de julho.

Também fizeram parte da mesa de abertura (foto), a Superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico de Goiás, Deolinda Taveira; a professora Manuelina Duarte, representante do curso de museologia da Universidade Federal de Goiás, e a diretora do Museu Antropológico da UFG, Nei Clara de Lima.

Proximidade
O 8º encontro do projeto Conexões Ibram é o primeiro a acontecer na região Centro-Oeste. “Devemos usar a proximidade entre Brasília e a região para nos unirmos e fortalecermos”, disse Eneida Braga. “Estes encontros são importantes para a formulação de agendas de trabalho conjuntas que atendam tanto os estados quanto o resto do país”.

As cidades de Jataí, Pirenópolis, Goiás, Pilar de Goiás, entre outras, se fizeram presentes através de representantes das suas instituições. Durante os dois dias de atividades serão discutidos os temas iMuseus, Pontos de Memória, Estratégias de Fomento e Financiamento de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, Estatuto de Museus e Gestão de Riscos. O evento acontece no Museu Goiano Zoroastro Artiaga. Leia mais.

Texto e foto: Ascom/Ibram