Três temas são debatidos no primeiro dia do Conexões Ibram Goiás

No primeiro dia do projeto Conexões Ibram Goiás, que acontece no Museu Zoroastro Artiaga até hoje (22), na capital Goiânia, três temas foram apresentados: Programa iMuseus, Plano Nacional Setorial de Museus e Estatuto de Museus.

Mayra Resende, coordenadora de Produção e Análise da Informação do Ibram/MinC, apresentou um recorte do panorama museal brasileiro – presente na publicação Museus em Números – com o Informativo Temático número 8, dedicado aos museus de Goiás.

Ela reforçou a importância de que as instituições façam parte do Cadastro Nacional de Museus (CNM) para que se construa um quadro mais exato da realidade do setor. Mayra destacou que o Ibram está trabalhando em um novo sistema que irá facilitar a atualização dos dados pelos museus e melhorar a consulta aos dados do CNM.

O Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e o Estatuto de Museus foram apresentados pelo assessor da presidência do Ibram, Luiz Renato Lima, que ressaltou a importância dos temas para a construção de políticas públicas voltadas para o setor museal nos estados.

O público presente, durante o debate, destacou o artigo do PNSM que trata de fomentar a relação museu-comunidade através da criação de museus comunitários. Para Luiz Renato, “as questões apresentadas durante a discussão mostraram a importância do setor se apropriar do Estatuto, aprofundar o conhecimento e refletir a sua aplicação sobre a realidade de cada museu”.

Última atualização: 26.6.2012