Fomento e financiamento encerram Conexões Ibram em Goiás

A palestra de encerramento do Conexões Ibram Goiás teve como tema Fomento e Financiamento de Museus. Antes dela, no entanto, a superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura do estado, Deolinda Taveira, falou sobre a modernização e reformulação do sistema goiano de museus, projeto contemplado pelo Edital de Criação e Fortalecimento de Museus Ibram em 2011.

Deolinda apresentou o projeto, mostrando seus objetivos e metas, entre elas, a atualização das informações sobre os museus de Goiás. Para atingir a meta destacada, a superintendente anunciou que o governo estadual pretende realizar visitas técnicas e criar um banco de dados. As informações ficariam disponíveis ao público e os dados também seriam repassados ao Cadastro Nacional de Museus (CNM/Ibram).

Encerramento - Adna Abreu, da Coordenação de Fomento e Financiamento do Ibram, apresentou as formas de fomento e financiamento disponíveis aos museus e destacou o Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012, que, até dezembro, tem previsão de lançar dez editais e prêmios.

Um deles, inclusive, já está com inscrições abertas. Trata-se do Prêmio Darcy Ribeiro, voltado para práticas e ações de educação museal. Saiba mais.

Questionada sobre o pagamento dos editais de 2011, Adna respondeu que o setor responsável está trabalhando nas diligências dos processos para que os termos de convênio sejam assinados o quanto antes e os repasses feitos. “As eleições municipais podem atrasar um pouco, mas se tudo estiver pronto, logo depois das eleições a instituição recebe o repasse”, ressaltou.

Texto e foto: Ascom/Ibram