Pará abre projeto Conexões Ibram no segundo semestre

A abertura do projeto Conexões Ibram em Belém (PA) aconteceu na manhã de hoje (7), no Teatro Estação Gasômetro. Com um público representativo, a abertura contou com a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura do Pará (foto).

“O Pará demonstra interesse e tem contribuído com a ampliação das políticas públicas para museus”, elogiou Eneida Braga (esq.) – presidente substituta do Ibram/MinC.

“O estado é o primeiro da região Norte a receber o projeto. Conhecer as realidades e possibilidades locais só é possível com a parceria”, reforçou.

Carmen Cal, diretora do Sistema Integrado de Museus (SIM) do Pará, representando o secretário de Estado da Cultura, citou o trabalho atual do sistema para integrar os museus do estado, além de modernizar e divulgar as instituições locais. “Temos desenvolvido muito a divulgação dos museus perante as crianças, escolas e grupos da terceira idade, no sentido de levá-los ao museu”, explicou.

“O acordo de cooperação assinado hoje com o Ibram deve ampliar a integração entre os museus do estado e a política federal. Poderemos contar com apoio para divulgação de nossa agenda em âmbito nacional e conhecer os caminhos para ampliar recursos”, assinalou Carmen Cal.

Segundo dados do SIM Pará, mais de 17 mil visitantes estiveram nos museus ligados ao governo do estado durante o primeiro semestre de 2012. Com as férias de julho, a estimativa é que tenha chegado a 20 mil.

Após a abertura, foram apresentadas as palestras iMuseus - construção de rede de informações do setor museal -  e Patrimônio Museológico em Risco. O evento em Belém segue até amanhã (8). Veja a programação aqui. Acompanhe em tempo real a cobertura do Conexões Ibram Pará pelo Twitter @museusbr.

Texto e foto: Ascom/Ibram

Uma ideia sobre “Pará abre projeto Conexões Ibram no segundo semestre