Informação é essencial para desenvolver ações na área de museus

O estado do Pará conta atualmente com 42 museus, sendo a maioria deles (74,1%) administrada pelo poder público. O Informativo Temático Pará foi apresentado ontem (7) no Conexões Ibram, durante a palestra iMuseus – que consiste em disponibilizar informações sobre os museus e para os museus.

“A partir da publicação Museus em Números, realizamos um recorte de informações sobre cada um dos estados para gerar os informes temáticos”, explicou Mayra Resende, coordenadora na área de informações museais do Ibram/MinC. A edição Pará do Informativo Temático está aqui.

Riscos e Plano Setorial
Patrimônio Museal em Risco, Plano Nacional Setorial e Estatuto de Museus foram os outros tremas tratados no primeiro dia do Conexões Ibram em Belém. Taís Valente (foto), técnica no departamento de Processos Museais do Ibram, apresentou os principais agentes de risco ao patrimônio museológico, citando a falta de informação com destaque: “se não temos informação sobre o acervo, fica muito difícil, em uma situação de risco, realizar a proteção de uma obra, por exemplo”, explica.

Mobilização e atuação conjunta e diálogo no setor de museus entre os entes federais, estaduais e municipais foram o mote da palestra sobre o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) – apresentado por Patrícia Albernaz (esq.), da coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Ibram/MinC.

A última palestra do dia, sobre o Estatuto de Museus, tratou do documento, atualmente em processo de sanção presidencial, que precisa ser apreendido pelo setor. “O estatuto brasileiro vai se aproximar a de outros países que possuem legislações específicas para museus”, esclareceu Taís Valente. Saiba mais sobre o projeto Conexões Ibram.

Texto e foto: Ascom/Ibram

Uma ideia sobre “Informação é essencial para desenvolver ações na área de museus

1. BOM DIA!!!…

O ENCONTRO!!!…FOI EXCELENTE!!!…COM INFORMAÇÕES BÁSICAS E
    NECESSÁRIAS!!!…UM GRANDE ABRAÇO NOS <3 DAS PALESTRANTES
    RESPONSÁVEIS PELAS MESAS DE DEBATES.