Ponto de Memória Terra Firme apresentou ações no Conexões Ibram Pará

“O Ponto de Memória amplia a compreensão e a forma do que é um museu, baseado no incentivo às iniciativas e ao desejo de memória das comunidades locais”, explicou Nicole Reis, que integra a coordenação de Museologia Social e Educação do Ibram/MinC, no segundo e último dia do projeto Conexões Ibram em Belém (PA).

Atualmente, o Ibram tem mapeados 170 Pontos de Memória no Brasil, dentre iniciativas apoiadas pelo instituto, por meio de editais públicos, e aquelas autônomas. Na capital paraense, o Ponto de Memória Terra Firme existe há cerca de dois anos e segue desenvolvendo ações em prol da memória da comunidade com o mesmo nome – um populoso bairro de Belém.

Historiadora e membro do conselho gestor do Ponto de Memória Terra Firme, Edivania Santos Alves (foto) apresentou as ações do grupo hoje (8) no Teatro Estação Gasômetro.

Imprensa comunitária – com apoio do Museu Emilio Goeldi – rodas de memória e uma exposição, que deve ser lançada em novembro, são algumas iniciativas atuais.

“Um aspecto positivo é que por meio dos projetos começamos a envolver as juventudes locais – responsáveis por replicar o conhecimento”, conta Edivânia Alves.  “E acreditamos que a exposição Tudo que a Terra Firme Tem deve ser uma ação de grande visibilidade local, mostrando que estamos lá”.

Quanto ao futuro, o debate está aberto: “não queremos ficar atrelados a iniciativas governamentais para sempre mas não queremos perder os apoios institucionais, certamente. Esse é um grande desafio a enfrentar”, diz a historiadora. “O Ponto de Memória tem que espelhar de fato a múltiplas faces de Terra Firme. Isso tudo tem que aparecer: o ponto sendo apropriado pelos morados”, conclui.

No último dia do Conexões Ibram no Pará também foi apresentado o tema Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus. À tarde, os participantes reuniram-se em três Grupos de Trabalho para discutir os temas Segurança, Modernização e Financiamento.

Texto e foto: Ascom/Ibram

2 ideias sobre “Ponto de Memória Terra Firme apresentou ações no Conexões Ibram Pará