Ibram publica acordos de Cooperação Técnica feitos durante Conexões de sete estados

O Instituto Brasileiro de Museus publicou, no dia 8 de agosto, no Diário Oficial da União (nº 153, Seção 3, páginas 17 e 18), oito extratos de acordos de Cooperação Técnica assinados com os estados visitados pelo Ibram no primeiro semestre de 2012 durante eventos do projeto Conexões. Dentre os estados parceiros estão: Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Alagoas, Pernambuco e Goiás.

O Acordo de Cooperação tem como objetivo a integração de competências e de recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal de cada estado. A ênfase da cooperação está no fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus e do Sistema Estadual de Museus e sua articulação e também na implantação, monitoramento e avaliação do Plano Nacional Setorial de Museus e dos Planos Estaduais e Municipais de Museus, entre outros.

Com vigência de 60 meses a partir da de sua assinatura, os acordos poderão ser prorrogados por um período de 12 meses, mediante a celebração de Termo Aditivo, contanto que haja devida justificativa e não se altere do objeto do documento.

Desde março de 2012, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) percorre os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais. Oito estados participaram no primeiro semestre de 2012 e, nos próximos meses, a programação segue para mais dez estados. O Ibram leva diversos temas como Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, para serem discutidos diretamente com os representantes do setor cultural dos estados e com seus cidadãos.