Financiamento, turismo e museologia social no 2º dia do projeto em SC

A exemplo do que aconteceu no primeiro dia do Conexões Ibram Santa Catarina, um bom público marcou presença na manhã de hoje (15), em Florianópolis (SC), para a segunda etapa do evento – promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O debate sobre o tema Estratégias de Financiamento e Fomento aos Museus abriu o dia com fala de Adna Abreu, da Coordenação de Fomento e Financiamento do Ibram. Aspectos legais da questão, editais, emendas parlamentares e outros mecanismos de financiamento à disposição do setor foram abordados.

Na sequência, o museólogo Valdemar de Assis, do Departamento de Processos Museais, trouxe a museologia social para o centro das discussões com fala sobre o programa Pontos de Memória.

Implantado em 2009 pelo Ibram, e ampliado em 2011 com a criação do Edital Pontos de Memória, o programa estimula iniciativas de memória desenvolvidas de forma participativa por grupos sociais diversos. O tema atraiu o interesse dos participantes.

Até o momento, o estado de Santa Catarina, que tem sua população constituída por 27 etnias e uma diversidade de comunidades locais, não possui nenhum ponto de memória.

No encerramento da manhã, a especialista em turismo cultural Ana Cristina Viana, da Coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Ibram, falou sobre o tema Qualificação dos Museus para o Turismo, quando destacou a necessidade de que o estado, um dos principais destinos turísticos do país, inclua os museus entre as atrações oferecidas aos visitantes.

O tema do Turismo voltará a ser discutido na etapa final do Conexões Ibram Santa Catarina, que acontece na tarde de hoje, em um dos Grupos de Trabalho (GTs) dedicados a formular propostas práticas para o setor museal catarinense. Um segundo GT discutirá os desdobramentos do Plano Nacional Setorial de Museus para a realidade local.

Texto e foto: Ascom/Ibram

Uma ideia sobre “Financiamento, turismo e museologia social no 2º dia do projeto em SC

  1. OLÁ! QUERIA PARABENIZAR AO IBRAM PELA QUALIDADE DO EVENTO. PALESTRAS, PALESTRANTES E RECEPÇÃO FORAM EXCELENTES. PRA NÓS QUE ESTAMOS INCIANDO É EXCELENTE TER ESTE TIPO DE EVENTO. PARABÉNS A TODOS E TODAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>