Museus serão tema de debate no Rio Grande do Sul de 21 a 23 de agosto

O projeto Conexões Ibram chega ao Rio Grande do Sul (RS) na próxima semana. O evento, que propõe um debate sobre as novas políticas e os instrumentos de gestão para os museus brasileiros, acontecerá de 21 a 23 de agosto, na Casa de Cultura Mario Quintana (foto), em Porto Alegre. Esta será a 11ª edição do projeto pelo Brasil e o segundo na região Sul.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e o Sistema Estadual de Museus do Estado Rio Grande do Sul (SEM-RS), o Conexões Ibram RS tratará, dentre outros, de temas como Sistemas e Redes de Informação, Estatuto e Plano Nacional Setorial de Museus, programa Pontos de Memória, Legado Cultural para o setor museal: megaeventos esportivos – tendo em vista que Porto Alegre será uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Confira programação.

Cooperação e panorama setorial
O evento começa, no dia 21, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o governo estadual, por meio do Secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, e o governo federal – por meio do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior.

O presidente do Ibram conhece bem a relevância do setor museal gaúcho. Além de ser professor visitante de Patrimônio Cultural no curso de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Nascimento já foi diretor do Museu de Antropologia e do Memorial do Rio Grande do Sul, além de coordenador do Sistema Estadual de Museus.

O RS possui a segunda maior quantidade de unidades museais do Brasil. De acordo com a publicação Museus em Números são 397 museus mapeados no estado. Na região Sul são 878 e chegam a 3.025 no Brasil . Somente em Porto Alegre encontram-se 63 museus, o que coloca o município na quinta colocação com o maior número de museus no país.

Inscrições e mais informações para participar do Conexões Ibram RS podem ser obtidas pelo endereço eletrônico semrsmuseus@gmail.com ou pelo telefone (51) 3288.7530.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>