Cultura do RS vai lançar edital de fomento a museus em setembro

O percentual de investimento em museus cresceu no Brasil na última década, conforme dados recentes do Ibram, e ontem (22), no segundo e último dia das palestras do Conexões Ibram em Porto Alegre (RS), o tema do Fomento e Financiamento a museus trouxe novidades aos museus gaúchos.

Denise Pereira (foto), diretora de Economia da Cultura da secretaria de Estado da Cultura do RS, apresentou as linhas gerais do primeiro edital da secretaria para a área de museus. São R$ 350 mil via Fundo de Apoio a Cultura (FAC), sendo quatro prêmios de R$ 50 mil, três de R$ 30 mil e outros três de R$ 20 mil. Saiba mais sobre o edital.

Recentemente implantado, o novo fundo para a cultura deve ampliar o acesso aos recursos públicos: “é preciso haver diversificação das fontes de financiamento. O incentivo fiscal é viável mas também pode ser cruel com pequenos projetos culturais. Temos que encontrar outros caminhos”, esclareceu a diretora.

Em sua palestra, Tânia Caldeira, coordenadora de Fomento e Financiamento do Ibram, fez um panorama sobre os mecanismos atuais utilizados pelo governo federal para atender a cultura – como o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e Lei Rouanet – e apresentou os editais que compõem o Programa de Fomento aos Museus Ibram. A mediação da mesa foi feita por Simone Flores, assessora técnica do Sistema de Museus do RS.

Texto e foto: Ascom/Ibram