Grupos de Trabalho trataram de temas relevantes para a realidade capixaba

O último dia do projeto Conexões Ibram no Espírito Santo, em 27 de abril, foi marcado pela reunião em dois Grupos de Trabalho (GTs) de participantes interessados nos temas Fomento e Financiamento a Museus e Pontos de Memória.

Outro foco de debate dentro dos grupos foi a relevância de uma capacitação continuada para a área de projetos. Neste sentido, a Secretaria de Cultura do Espírito Santo pretende organizar, futuramente, uma agenda de trabalho na qual pretende levar técnicos do Ibram/MinC para ministrar seminários curtos na capital capixaba.

“É interessante perceber as diferenças entre cada estado, os GTs evidenciam muito isso”, notou Luiz Renato Costa, técnico do Ibram que falou sobre o Estatuto dos Museus e o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) durante o encontro em Vitória.

Durante os debates, o público também discutiu a importância da articulação do setor, a necessidade de meios de comunicação para um maior conhecimento das políticas e incentivos criados pelos governos e pediram, ainda, maior diálogo entre as esferas municipal, estadual e federal do Poder Executivo.

Texto e foto: Ascom/Ibram